2leep.com

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

RECEITAS PARA DESPERTAR O PALADAR DO SEU BEBÊ...

Aprenda a colorir o arroz
Tudo o que você puder fazer para tirar a dieta do seu bebê da mesmice, por favor, faça. Variar é bom, porque dá mais graça ao prato e também porque faz bem à saúde. Quando você vê dois vegetais de cores completamente diferentes, pode apostar que eles carregam nutrientes bem diversos.

E, juntos, cada qual com sua oferta de substâncias, muitas vezes se completam e fornecem tudo o que o corpo precisa. Até aqui, o que falo não é nenhum benefício exclusivo aos bebês. Vale para todas as idades.

Mas há um aspecto positivo que, sim, está mais ligado às crianças pequenas. Quando a variedade aparece no prato de quem ainda aprende a comer, você cria uma pessoinha que, mais tarde, não cismará com esse nem com aquele alimento – pelo menos antes de provar! E que – acredite nisso! – sentirá muito mais sabor na comida.

Está provado que as papilas gustativas espalhadas na língua são mais sensíveis nos primeiros anos de vida. Se a criança é apresentada a muitos sabores nesse período, é como se o repertório do seu paladar se tornasse mais vasto.

No futuro, quando for adulta, sentirá toda a sutileza de uma fruta madura, de um café de qualidade superior, de um chocolate derretendo na boca... Pergunto: não viverá mais feliz assim, usufruindo plenamente dessa fonte de prazer que é o seu paladar?

Não é complicado conseguir a façanha. Na verdade, não é nada complicado. Até o arroz nosso de todo dia é uma excelente oportunidade. Você pode deixá-lo colorido de vez em quando. Então ele muda de cara e de gosto.

A técnica para isso é muito simples: substitua a água do cozimento pelo suco de verduras e legumes. Faça a sua escolha como um pintor que se decide por um tom. O espinafre dá um arroz verde lindo. E a beterraba pode tingir o cereal de rosa, por exemplo.

A seguir você verá essas duas versões, mas poderá criar outras tantas com o laranja da cenoura ou da abóbora. Ah, a abobrinha produz um verde clarinho, quase amarelo... Faça experiências bem coloridas!
ARROZ COM ESPINAFRE
Primeiro, vou mostrar como se faz um arroz verde e amarelo à base de espinafre.
1. Cozinhe o espinafre no caldo de galinha e bata tudo no liquidificador.
2. Aqueça o azeite em uma panela e refogue o alho. Então, frite ligeiramente o arroz.
3. Acrescente o caldo de espinafre e a água, cozinhando o arroz normalmente. Repare que não há sal na receita, porque em geral o caldo de galinha já é salgado.
4. No final do cozimento, quando restar metade do líquido na panela, junte o milho e misture bem. Se o seu bebê é pequeno e você está com medo de ele se engasgar com o milho, então substitua o ingrediente por 1 xícara de cenoura. A receita ficará mais para verde e laranja do que verde e amarela. Mas quem se importará com isso, se o resultado for um arroz muito gostoso e colorido?

Arroz com espinafre
Fotos Alex Silva
Produção culinária Márcia Durães
Produção de objetos Andréa Silva/ Furnitoure`s Laminados/ M. Dragonetti/ Ambru-DreamBaby/ Roupa de Mesa/ Chicco

ARROZ COM BETERRABA

Agora veja o passo-a-passo de mais uma variação, com beterraba, que apelidei de “arroz de princesa” por ficar cor-de-rosa.
1. Antes de qualquer coisa, prepare 1 xícara de chá de suco de beterraba. Para isso, você pode batê-la no liquidificador com 1 xícara de água ou passá-la no processador. Neste caso, não renderá 1 xícara e você deverá completar o conteúdo com água filtrada. Ou seja, nada de exagerar e acrescentar mais beterraba para conseguir o volume de uma xícara de suco, porque aí o arroz ficará adocicado demais e sua “princesa”, ou seu “príncipe”, irá estranhar o sabor.
2. Como na outra receita, aqueça o azeite em uma panela e refogue o alho. Então, frite ligeiramente o arroz, temperando com uma pitada de sal.
3. Junte o suco e a água, cozinhando normalmente. Se for necessário para que o arroz fique molinho, acrescente um pouco mais de água no final do cozimento.

Arroz com beterraba
Fotos Alex Silva
Produção culinária Márcia Durães
Produção de objetos Andréa Silva/ Suxxar/ Roupa de Mesa/ Ambru-DreamBaby/ Furnitoure`s Laminados/ M. Dragonetti

Receitas de arroz colorido com vegetais
Ingredientes
Ingredientes para um arroz com espinafre

• 2 xícaras de espinafre picadinho
• 1 xícara de caldo de galinha
• 1 colher de sopa de azeite de oliva
• 1 dente de alho amassadinho
• 1 xícara de arroz
• 1 xícara de água
• 1 xícara de milho verde cozido ou 1 xícara de cenoura cortada em cubos.

Ingredientes para um arroz com beterraba

• 1/2 beterraba
• 1 colher de sopa de azeite de oliva
• 1 dente de alho amassadinho
• 1 xícara de arroz
• Sal a gosto
• 1 xícara de água
Fonte das receitas: www.bebe.abril.com.br
Beijinhos minhas lindas!!
Kakau

Nenhum comentário: